Com o objetivo de discutir as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, foi realizada na última quarta-feira (26), no auditório da Primeira Igreja Batista de Canindé de São Francisco, a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento promovido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) contou com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social, reunindo autoridades, conselheiros de direitos, conselheiros tutelares e profissionais da rede de proteção. “Precisamos discutir as políticas e ferramentas de trabalho com toda a sociedade, no sentido de preservar e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes”, ressalta a presidente do CMDCA de Canindé, Rosana Goes.
A Conferência é um importante momento de discussão para elaboração, deliberação e controle das políticas públicas. Este ano, o tema central da conferência trouxe ‘A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19’, fazendo um comparativo sobre as situações de vulnerabilidade, violações de direitos durante o período pandêmico e as ações necessárias para reparar as perdas existentes pós-pandemia.
Durante a Conferência foram criados grupos de debates para elaboração de propostas que serão levadas para a Conferência Estadual. Além disso, foram eleitos 7 delegados representantes para participar da etapa Estadual.
Por Silas Santos
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco